segunda-feira, 23 de março de 2015

Prendendo os leitores dentro do seu blog

A única coisa mais importante do que causar uma boa primeira impressão, é chamar a atenção o suficiente para fazer essa impressão colar. 
Pense comigo: quando alguém descobre o seu blog e gostar do que vê, provavelmente essa pessoa vai ler algo que você escreveu. Se ela gostar do que leu, o que você quer que ela faça depois?
  1. Feche a página e vá ver outra coisa
  2. Veja todas as outras coisas legais que você escreveu
Obviamente, a 2ª opção! (A não ser que você seja tsundere).
Mas como fazer isso? Como prender a atenção de alguém sugando ele pra um vórtice dimensional dentro do seu blog do qual essa pessoa nunca irá sair? 
A Wikipédia é a mestre suprema nisso. Você pode entrar nela e ficar nela por horas sem querer. Mas como ela faz isso? Com links entre os posts!
Você (provavelmente) entrou na link acima para descobrir o que é uma tsundere ou pelo menos para saber onde ele vai dar. Ao chegar na página da Wikipédia, talvez você tenha visto a palavra arquétipo e quis descobrir o que é, e clicou nela. E ao entrar nela, descobriu que existe uma coisa chamada narratologia, que você nunca tinha ouvido falar! E de repente você se pega lendo sobre o Primeiro Concílio de Nicéia
Como você chegou lá? Você caiu na doce armadilha de posts extremamente interligados através de links.

Aplicando isso no seu blog

Ok, após aprender como perder seu sábado à tarde a magia um tanto obscura das linkagem entre posts, como você aplica isso no seu blog? 
Existem várias maneiras de fazer isso, e algumas delas são automatizadas, enquanto outras dependem da sua boa vontade. Vou listar elas a seguir!

Pré-condições: conteúdo e tags

Para aplicar as dicas a seguir, você vai precisar de duas coisas: vários posts no blog e que eles tenham tags boas. 
A primeira é bem óbvia e simples de enxergar o porquê: você precisa ter algo para linkar! Não adianta ter duas ou três postagens. Você pode começar a linkar desde o comecinho, obviamente, para construir uma rede quando você tiver conteúdo. Mas logo no começo. provavelmente a pessoa que estiver interessada só vai ler o seu blog inteiro mesmo. 
Já as tags são modos de você organizar seus posts por assunto. Isso vai ser útil para fazer uma recomendação automatizada de posts através das ferramentas que vou falar a seguir.
Se você nunca pensou nisso antes, então separe um tempo para arrumar as tags do seu blog, de forma que tenham lógica e utilidade real. 

Básico: recomendação automatizada

Existem várias ferramentas para isso, mas basicamente são a mesma coisa: elas colocam embaixo do seu post outras postagens relacionadas ao tema. Mas como eles sabem quais postagem são relacionadas entre si? Através das tags. Tags são importantes gente, blog sem tag é que nem burando sem tag.


A minha recomendação pessoal é o LinkWithin, que é tipo o padrão da indústria. Todo mundo usa esse, e ele é bem fácil de usar. Você coloca o seu email, o link do seu blog e a plataforma que você usa (Blogger, Wordpress, Typepad, outros) e escolhe quantas recomendações você quer que apareça em cada postagem (o padrão é 3, mas você pode ter até 5). O melhor é escolher 3 posts, porque a não ser que você tenha MUITOS posts as recomendações vão ser bem nada a ver com o post.
Marque a caixinha se você tem um blog com texto claro num fundo escuro (mentira, vai lá e troca porque é difícil de ler, e volta triunfante apertar o botão azul sem estar com a caixinha selecionada).


Ele vai abrir um tutorial com imagens bem legal e fácil de seguir, apesar de talvez estar um pouco ultrapassado (a interface do blogger mudou).

Intermediário: linkando no meio do texto


Isso é algo que vai depender de uma mudança de atitude ao escrever os textos das suas postagens. Toda vez que você escrever um post você vai ter que pensar em oportunidades de colocar referências a outros posts no corpo do texto. Algumas expressões que podem ser úteis:
  • Isso me lembrou aquela vez que eu [link]
  • Da [link última vez que eu fiz isso]
  • Lembra quando eu [link]
  • Só não é pior do que quando [link]
  • Eu já falei sobre isso [link]
  • Como eu tinha dito em [link]
Além das expressões. você precisa construir as relações lógicas entre os posts para linkar um com o outro. Algumas 
  • Sejam exatamente sobre a mesma coisa. Muitas vezes postamos coisas várias vezes: no blog, no Facebook, no Youtube.... não se esqueça de linkar tudo referente a um post/video entre si nas diferentes plataformas! 
  • Falam sobre o mesmo tema. Ao escrever um post sobre cabelos, e você coloca referências sobre posts que falam do mesmo assunto ao longo do texto.
  • Tenham alguma relação temporal. Você pode linkar dois posts que parecem não ter muito em comum dizendo "eu fiz isso no mesmo dia que [link]" - exemplo mais prático: "eu fiz essa receita no dia que eu assisti X filme [link da review]"; "eu usei essa técnica de pintar as unhas pela primeira nesse evento [link sobre a ocasião]"; "usei essa peça pela primeira vez para fazer tal coisa [link]". E por aí vai.
  • Tenham outras relações. Se você tem uma maquiagem que ficaria bem com certo penteado, linke os dois! Ou então, você comprou uma botinha que vai usar com uma roupa que você já mostrou no blog. Linka eles. 
  • Questões específicas de vídeos: sempre recomende o último vídeo que você fez no seu vídeo mais recente!
Seja uma pessoa criativa <3

Avançado: estendendo a vida útil de posts + relembrando outros mais antigos

Nesse passo, as coisas saem um pouco do tema (ou seja, se issaqui fosse o ENEM, eu zerava a redação). Mas fique comigo, vale a pena.
Agora que você linkou os seus posts antigos nos novos, vamos fazer o caminho inverso. Não, não estou dizendo para você fazer o caminho inverso e linkar os novos nos antigos: apesar de ser uma opção, acho que é pouco prático. Mas fique à vontade!

A minha sugestão é usar as suas redes sociais do blog. Se você não tem, pode fazer no seu perfil pessoal, é a mesma coisa :)
Basicamente, você vai linkar pelo Facebook e/ou Twitter um post antigo e um post novo juntos. Por que fazer isso?
Estender a vida útil do post: as pessoas sempre querem novidades, mas raramente todo mundo que te segue vê 100% do que você posta. Assim, retomar o assunto de um post uma semana depois que ele for colocado atrai atenção para ele novamente. Só que é meio chato ficar falando sobre o mesmo post repetidamente - a não ser que você tenha um volume grande de posts na sua página/twitter, podem ficar dois ou três posts seguidos falando sobre a mesma coisa. 
Você resolve isso fazendo uma relação com outro post mais antigo seu. Ele volta a ter acessos e ser relevante além de ajudar a fazer o seu post estar na atenção dos seus leitores por mais do que um dia ou dois!

Se tivesse que escolher o próximo passo, seria usar o Pinterest de forma adequada - mas isso fica pra depois!

Espero que seja útil galerinha <3

2 comentários:

  1. Oie :D Como não posso usar face esse horário... que acham de colocar no menu do lado todos os blog participantes, naquela lista de "blog que leio" para ir atualizando aqui? ;)

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