sábado, 21 de março de 2015

Como divulgar seu blog sem ser babaca


Todo mundo conhece e odeia: aquela pessoa que fica fazendo spam infinito do blog pessoal nos blogs de outras pessoas. Algumas das práticas comuns nesse mundão véio que chamamos de internetchy existem desde sempre... e sempre foram bem chatas.
Mas, como eu sei que todo mundo que participa no grupo são pessoas extremamente educadas, aqui vai um guia de como divulgar seu blog! Deixe a timidez do lado!

Divulgando através de comentários nos blogs





DON'T:

Seguindo, SDV??? São comentários sucintos, porém não deixam de ser babacas. Isso mostra que você é uma pessoa interessada somente em números de seguidores, porque você não se importa se a pessoa gostou ou não do seu blog. Além disso, mostra um desinteresse total pelo conteúdo do blog da pessoa, porque você não se deu ao trabalho nem de ler o post. É uma extrema falta de educação. 
Talvez até funcione por um certo tempo, mas daí acontece o que é muito comum: blogs com aparentemente muitos seguidores, conteúdo de baixa qualidade e pouca interação (nenhum comentário, ou só comentários de divulgação). 
Como recomendação pessoal, eu até deletaria comentários assim no meu blog, mas isso fica a critério de vocês.

DO:
  • Faça comentários relevantes ao post. Cada vez que você comenta em um blog, você divulga o seu próprio indiretamente, além de promover e criar uma imagem sua. Mostrar que você lê o posts de outras pessoas, tem carinho e real interesse pelo o que faz. Você vende a sua imagem como a pessoa legal que você com certeza é! :)
  • Coloque o seu link no final do comentário. É um modo sutil, educado e prático de divulgar seu blog. Você está poupando a pessoa de entrar no seu perfil e procurar pelo link do seu blog. E ninguém fica ofendido! (eu sempre esqueço de fazer isso kkkk).

Divulgando usando sua página do Facebook/Youtube



DON'T:
Mesma história do que eu disse ali em cima: muitas pessoas querem "pegar carona" no sucesso de outros blogs. Como exemplo, usei a página do Facebook da Niina Secrets porque sabia que ia encontrar esse tipo de coisa. São os mesmo erros de sempre:
  • Comentário somente com o link do blog/vídeo e mais nada utilizando a página do blog
  • Total descaso com o conteúdo do post original
DO:
  • Faça comentários relevantes utilizando seu perfil da página. Mesma história do que foi dito acima, com o adicional de comentar com a página do seu facebook ou seu canal do Youtube. Assim você "aparece" sem passar essa imagem grosseira.
    Faça comentários realmente interessado em dar a sua opinião viu? Nada de sair comentando aleatoriamente tudo o que vê, porque vai dar pra perceber! Minha dica é: toda vez que achar alguma coisa interessante no seu feed ou no seu youtube, troque o perfil quando for comentar! É bem simples <3
  • Siga páginas e canais interessantes utilizando a sua página/canal, ao invés do seu pessoal. Principalmente se você tiver a conta do Youtube unida com o Twitter, porque daí você pode divulgar os vídeos que gostou através dele - "você deve dar para receber". 
  • Evite colocar links no comentário. Ao contrário dos blogs, é bastante fácil entrar na sua página do Facebook/canal do Youtube. Só é necessário clicar no link ou no nome da página. Então só coloque links se achar que é realmente relevante, como por exemplo: "eu também vi esse filme, falei sobre ele aqui [link] - achei legal como a mesma cena causou reações tão diferentes em nós!". 

Trocando divulgação


Existem várias maneiras de trocar divulgação de forma respeitosa e legal. Algumas delas são:
  • Participar do AF&LBN (ou outras redes de blogs) exige que você separe um post por mês para falar só sobre outros blogs. A vantagem é que outros vão falar sobre você também. Como eu disse antes, quando você divulga você cria laços de amizade. As pessoas com real interesse no seu blog vão querer mostrar como adoram você!
  • Participe de grupos de divulgação e sobre o assunto do seu blog no Facebook. Por exemplo, o JP Fashion Blogs aceitam divulgações dos seu blog e também de cada post novo que você faz. Outra opção são grupos que possuam temas sobre os quais você fala no blog. Mas não adianta fazer spam, tente fazer chamadas para discussão - cada grupo tem as suas regras então leia atentamente!
  • Criar parcerias com outros blogs pode ser tão simples quanto trocar alguns comentários ou mensagens em alguma plataforma. Essa divulgação pode ser entre páginas, fazendo um post falando sobre o outro blog no seu blog, ou criando um link especial na lateral do blog. Essas são formas antigas e super legais de fazer amizade na internet e conseguir expor seu trabalho!
  • Sempre tenha uma lista de "blogs que acompanho", "blogs que eu gosto" e similares na lateral do seu blog. Eu divulgo vários blogs do grupo e também fora dele no meu blog, e por muito tempo grande parte das minhas pageviews vinham de outros blogs. Agora, a maioria vem pelo Google, mas o segundo e terceiro lugar ainda são de dois blogs. Parcerias são importantes!
  • Cite/compartilhe posts similares ao seu. Por exemplo: eu fiz um post sobre cabelos. Eu sei que a Hoshi tem uma série sobre cabelos no blog dela - então faço um post na página do Facebook falando sobre essa série de posts, colocando um link, e lembrando do post que eu já fiz. Assim, eu direciono as pessoas para aquele post novamente sem ficar compartilhando o tempo todo na página do Facebook a mesma coisa. Bingo!
    Ou então se algum post me inspirou, eu simplesmente coloco um link pra ele em alguma parte do texto.
  • Quando alguém fizer alguma dessas coisas por você, retribua. Assim você cria um ciclo virtuoso em que a troca de favores vai e vem! 
Resumindo isso tudo: a melhor forma de divulgar, é divulgando os outros! 
E é por isso que criamos o grupo: para você nunca sentir que está falando sozinho. Você sempre terá o apoio de todos os membros. Estamos aqui para ajudar :)

Leitura extra com mais dicas: Orientações oficiais para divulgar seu blog do Google/Blogger

Nenhum comentário:

Postar um comentário